Márcio Cerbella – Inspiração e Estratégia
Conteúdos que despertam a criatividade, desafiam limites e impulsionam a inovação.
Capa Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

A vida ficou maior. E agora?

Durante muito tempo aprendemos a organizar a vida quase como uma linha reta. Estudar, trabalhar, construir uma família, conquistar alguma estabilidade, aposentar e envelhecer.

Só que alguma coisa mudou.

A vida ficou maior.

A medicina avançou, as condições de saúde melhoraram, a tecnologia ampliou possibilidades e chegar aos 80, 90 ou até aos 100 anos deixou de ser algo tão excepcional.

Comemoramos essa conquista. E devemos comemorar.

Mas talvez ainda não tenhamos entendido completamente o que fazer com ela.

Porque ganhar vinte ou trinta anos de vida não significa simplesmente ficar velho durante mais tempo. Significa ganhar uma nova etapa da existência para a qual ninguém nos ensinou a fazer planos.

E talvez esteja aí uma das grandes questões do nosso tempo.

Falamos muito sobre como viver mais. Precisamos começar a conversar sobre como viver melhor o tempo que conquistamos.

Dinheiro faz parte dessa conversa, claro.

Quem viverá trinta anos depois da aposentadoria precisará pensar em renda, patrimônio, moradia, saúde e cuidado. Mas reduzir longevidade a uma questão financeira seria pequeno demais.

Também precisamos acumular vínculos.

Amigos.

Conhecimento.

Curiosidade.

Autonomia.

Projetos.

Capacidade de aprender.

Gente para quem possamos telefonar numa terça-feira qualquer, sem precisar de um motivo importante.

Talvez uma boa longevidade seja construída muito antes de precisarmos dela.

E existe algo curioso nisso tudo.

Enquanto discutimos o custo de uma sociedade que envelhece, podemos estar deixando de perceber o valor extraordinário que existe nesses anos adicionais.

Uma pessoa que chega aos 60 anos pode ter outros trinta ou quarenta pela frente.

Quarenta anos!

Isso não parece exatamente um final.

Pode ser outra vida dentro da própria vida.

Tempo suficiente para aprender outra profissão, abrir um negócio, escrever um livro, estudar novamente, viajar, ensinar aquilo que aprendeu, começar novos projetos, construir novas amizades, apaixonar-se por alguma coisa, descobrir habilidades e mudar de ideia muitas vezes.

Por isso talvez precisemos abandonar duas caricaturas.

De um lado, a velhice como decadência inevitável, dependência e espera.

Do outro, a fantasia do sessentão eternamente jovem, sarado, viajando pelo mundo, tomando vinho, fazendo pilates e publicando nas redes sociais que idade é apenas um número.

Entre essas duas imagens existe gente.

Gente envelhecendo de formas diferentes, em condições diferentes, com desejos diferentes.

Não existe uma única longevidade.

E justamente por isso precisamos aprender a planejá-la.

Talvez devêssemos fazer para a vida aquilo que fazemos com organizações e negócios.

Olhar cenários.

Reconhecer recursos.

Perceber fragilidades.

Construir alternativas.

Criar redes.

Antecipar riscos.

Identificar oportunidades.

E, principalmente, perguntar onde queremos chegar sem imaginar que o futuro será simplesmente uma continuação automática do presente.

Um planejamento estratégico da longevidade não começaria aos 70.

Começaria muito antes.

E também não perguntaria apenas quanto dinheiro queremos ter.

Perguntaria que pessoa estamos construindo para ser aos 70.

Onde queremos morar aos 80.

Quem gostaríamos que estivesse à nossa mesa.

Como pretendemos continuar aprendendo.

Que trabalho ainda fará sentido.

Que conhecimentos poderemos compartilhar.

Que relações estamos cultivando.

Que autonomia desejamos preservar.

E o que ainda queremos experimentar antes de simplesmente aceitar que nosso tempo passou.

Talvez até a educação precise incorporar essa conversa.

Ensinar educação financeira não apenas para comprar, investir ou empreender, mas para financiar uma vida longa.

Ensinar educação emocional também para lidar com mudanças, perdas, dependência e solidão.

Ensinar empreendedorismo não somente como abertura de empresas, mas como capacidade de criar alternativas ao longo da vida.

Ensinar tecnologia como instrumento de autonomia.

Ensinar cuidado como parte das relações humanas.

E ensinar algo que nenhuma planilha consegue resolver: ninguém envelhece verdadeiramente bem sozinho.

Podemos morar sozinhos.

Podemos ser independentes.

Podemos cuidar da própria vida durante muito tempo.

Mas continuaremos precisando de gente.

Talvez uma das maiores riquezas da longevidade seja justamente a rede que construímos enquanto caminhamos.

Tudo isso também abre uma enorme transformação econômica.

Se viveremos mais, precisaremos de novas formas de morar, trabalhar, aprender, viajar, cuidar, conviver, consumir e empreender.

Surgirão negócios de cuidado, certamente.

Mas reduzir esse novo mercado ao cuidado seria enxergar apenas o momento em que a autonomia diminui.

A economia da longevidade começa muito antes.

Está na segunda ou terceira carreira.

No empreendedorismo depois dos 50.

Na educação continuada.

Nas viagens e experiências.

Na tecnologia simples.

Nas novas formas de moradia.

Nas comunidades de convivência.

Na conexão entre gerações.

Na transformação de experiência acumulada em mentoria, conhecimento e novos negócios.

E talvez esteja principalmente em algo que dinheiro nenhum resolve sozinho: pertencimento.

Há uma enorme oportunidade humana e econômica em ajudar pessoas a continuarem fazendo parte.

Da cidade.

Do trabalho.

Da cultura.

Das decisões.

Dos grupos.

Da vida.

Por isso talvez a pergunta mais interessante não seja mais:

Quanto tempo ainda temos?

Mas:

O que faremos com o tempo que ganhamos?

Porque viver muito pode trazer custos, dificuldades, perdas e dependências. Precisamos falar sobre tudo isso sem romantização.

Mas viver muito também significa receber algo que durante séculos a humanidade desejou e raramente teve:

tempo.

E seria uma ironia extraordinária conquistarmos tantos anos adicionais e não sabermos o que fazer com eles.

A vida ficou maior.

Agora precisamos aprender a fazê-la caber nos nossos sonhos, nos nossos vínculos, nos nossos projetos e nas nossas possibilidades.

Não quero apenas acrescentar anos à minha vida.

Quero continuar acrescentando vida aos meus anos.

E, enquanto houver vida, ainda há alguma coisa para aprender, construir, compartilhar, descobrir e começar.

Marcio Cerbella
Enviado por Marcio Cerbella em 01/09/2026
Comentários
Seja Fora do Normal R$ 59,90
Capa Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links